18 nov, 19

O que é um wallbox?

Uma diferença importante entre carros elétricos e carros normais é onde eles são reabastecidos ou, nesse caso, recarregados. Enquanto veículos normais com motor de combustão interna precisam visitar um posto de combustível, a maioria dos veículos elétricos é abastecida em casa, em uma tomada ou wallbox.

O único problema com o carregamento doméstico, direto no plugue de 3 pinos, é que pode demorar muito tempo, já que consome uma corrente máxima de apenas 3kW. De fato, recarregar um veículo elétrico dessa maneira pode levar dias inteiros.

Para acelerar o processo, muitos proprietários estão investindo em uma unidade de carregamento na parede em sua casa – conhecida como wallbox, o que aumenta a consideravelmente a velocidade  de carregamento. Com os carros elétricos crescendo em popularidade, entender melhor o funcionamento e as vantagens das wallbox passa a ser fundamental. Esse artigo irá explicar melhor como funcionam as wallbox e como escolher o modelo certo para o seu veículo elétrico.

O que é uma wallbox?

Uma wallbox é uma unidade de carregamento que fornece energia a uma taxa mais alta que as tomadas normais, e a instalação de uma próxima à entrada da garagem pode facilitar o carregamento de um carro elétrico.

Se você tem ou está pensando em comprar um veículo elétrico, é importante pensar no tipo de uso diário que você precisará dele. Se você optar por um veículo elétrico híbrido plug-in (PHEV) com um alcance elétrico limitado e uma bateria menor, geralmente é possível carregá-lo durante a noite por meio de uma tomada normal.

Um soquete doméstico pode fornecer no máximo 3kW, mas vale a pena notar que nem todos eles podem fazer isso. Os fabricantes não recomendam o uso a longo prazo, pois isso pode causar danos ao soquete devido à alta amperagem consumida por um período de tempo prolongado.

Quando você precisa de uma wallbox

Se você optar por um veículo elétrico que exija carregamento regular em velocidades mais altas, uma tomada doméstica não será o suficiente. É aqui que entra uma wallbox. A faixa típica para uma wallbox é entre 3-7kW, com algumas unidades com capacidade de até 22kW. Isso significa que um veículo elétrico pode ser carregado em apenas algumas horas.

Por exemplo, um Nissan Leaf de 40kWh levaria 13,3 horas para carregar totalmente apenas a energia da rede elétrica. Com um carregador doméstico de 7kW, ele cai para 5,7 horas ou 1,8 horas com um sistema de 22kW.

Acessórios importantes

Se você está pensando em comprar uma wallbox, considere instalar um medidor inteligente em sua casa. Isso ajudará você a obter as tarifas mais baratas de eletricidade quando o veículo estiver conectado. Isso acontece porque o custo médio da eletricidade, fora do horário de pico, é até 40% menor. Se você carregar seu veículo elétrico regularmente fora do horário de pico, poderá economizar muito.

Como escolher o tipo certo?

Todos os carregadores de parede vêm com um cabo Tipo 1 ou Tipo 2 que pode ser conectado ao seu veículo. É importante, consultar o manual do usuário ou o folheto do fabricante do veículo para confirmar os conectores do cabo no seu carro. Dessa forma, você pode garantir que eles se encaixam perfeitamente em qualquer carregador de parede em potencial que você esteja pensando em comprar.

Chegou a hora de escolher a velocidade. Algumas wallbox vêm com 3kW, outras com 7kW e outras podem carregar até 22kW. Primeiro, decida quanto você deseja pagar: quanto maior a potência, mais a unidade custará.

Posso ter uma wallbox morando em um apartamento?

Se você mora em um apartamento, mas está pensando em comprar um veículo elétrico, pode pedir ao proprietário ou ao proprietário do edifício que considere instalar uma estação de carregamento pública para uso. Você pode acabar pagando parte dos custos, mas a boa notícia é que você poderá dividir o custo com outros residentes que possuem veículos elétricos ou estão pensando em comprar um.

Quer saber mais detalhes sobre a instalação de uma wallbox? Acesse nossa Central de Conhecimento e saiba tudo sobre o assunto e como instalar rapidamente uma em sua casa ou apartamento.

2 Replies to “O que é um wallbox?”

  1. Professor Otacilio 1 ano atrás

    “Por exemplo, um Nissan Leaf de 40kWh levaria 13,3 horas para carregar totalmente apenas a energia da rede elétrica. Com um carregador doméstico de 7kW, ele cai para 5,7 horas ou 1,8 horas com um sistema de 22kW.”

    No caso do LEAF o carregador embarcado, onboard charger, limita o carregamento em Corrente Alternada (AC) em sua potencia máxima que é de aproximadamente 7kW. Logo, mesmo utilizando um carregador de 22kW não será possível uma carga mais rápida, pois o ONBOARD do LEAF limitará a carga na potencia máxima de 7kW. Para uma carga mais rápida seria possível em ponto de recarga em Corrente Contínua (CC). Estou correto?

    1. Redação EZVolt 1 ano atrás

      É isso Prof.º Otacilio, para carregar o LEAF com mais do que 7kW somente em corrente contínua (CC) e no máximo 50kW no padrão CHAdeMO.
      Para mais informações acesse a nossa Central de Conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.