Central de conhecimento em eletromobilidade

Você está interessado em eletromobilidade, veículos elétricos ou carregadores wallbox?

Preparamos uma série de respostas às perguntas mais frequentes e as dividimos em 3 seções.
PARA Usuários

PARA Usuários

Você quer entender todas as vantagens de possuir um veículo elétrico? Esta é a seção certa para você. Aqui poderá entender como é feito o carregamento, o tempo que leva, seu custo e outras dúvidas frequentes.
PARA Empresas

PARA Empresas

Você tem um negócio e está interessado em oferecer pontos para carregamento de veículos elétricos ? Entenda todas as vantagens que empresas, estabelecimentos e outros negócios têm em investir nessas soluções.
Glossário de Termos

Glossário de Termos

Você é um pesquisador e precisa de informações mais técnicas ou simplesmente quer se aprofundar ainda mais no tema da eletromobilidade, e outras questões conceituais? Esta é sua seção.

Para USUÁRIOS

Então, você está interessado em migrar para a eletromobilidade?

Para dirigir seu veículo elétrico, você precisará antes fazer a recarga das baterias dele. Para ter acesso às estações de recarga espalhadas por toda a cidade, você pode usar o Easy Volt App, localizar o eletroposto mais próximo, fazer sua autenticação e iniciar imediatamente sua recarga.

A maior diferença entre encher seu tanque com combustível ou carregar suas baterias com energia limpa não é simplesmente a ausência daquele cheiro característico do combustível mas, sim, o sentimento de estar evitando as terríveis consequências para a natureza causadas pelos gases do efeito estufa. Isso transforma cada sessão de recarga de um veículo elétrico em um momento especial.

Em sua residência – em uma garagem particular, na sua casa ou no estacionamento de seu edifício.

No trabalho – na garagem de sua empresa ou no estacionamento de seu escritório.

Em locais públicos – nas vagas nas ruas, nos eletropostos em rodovias e em qualquer estacionamento público – por exemplo, em shoppings, restaurantes, hotéis, faculdades etc. Mas, para ter acesso às estações de recarga públicas, geralmente é necessário fazer a autenticação com um cartão RFID ou através da leitura de um QR Code, que podem ser feitos através do Easy Volt App.

Os tempos de carregamento variam de acordo com o nível atual de carga e a capacidade da bateria de seu veículo além, é claro, das características e potência da estação de recarga. Em média, os carros ficam estacionados em casa por até 14 horas a cada dia, e no trabalho cerca de 8 horas por dia. Com uma estação de recarga à sua disposição, todo esse tempo pode ser usado para abastecer o seu carro completamente.

Tomada comum
Tome cuidado quando for carregar o seu carro em uma tomada comum. Este tipo de recarga, além de muito lenta, exige uma série de cuidados específicos para evitar superaquecimento dos fios e tomada. Além disso, você também precisará garantir que a tomada esteja próxima ao seu carro, pois não se deve usar uma extensão para carregá-lo.

O carregamento a partir de uma tomada comum não é recomendado, pois a maioria das casas e edifícios residenciais não está equipada com tomadas elétricas de 20 amperes, imprescindíveis para suportar uma potência e consumo elétrico tão elevados. O tempo de carregamento dependerá do modelo de seu veículo, mas dificilmente em uma tomada comum será menor do que 12 horas de recarga.

Estação de recarga – Wallbox
Este é o método mais recomendado para recarregar o carro. Com uma estação de recarga do tipo Wallbox à sua disposição, você terá seu carro totalmente carregado em cerca de 4 a 6 horas com autonomia máxima e pronto para pegar as ruas ou estradas.

Estação de recarga rápida
As estações de recarga rápida são encontradas com mais frequência nas estradas. Essas estações podem carregar 80% de sua bateria em 20 a 30 minutos.

Devido ao alto custo desses equipamentos de carga rápida, eles são instalados com mais frequência em rodovias. Mas a tendência é que, com o passar do tempo eles, se espalhem pelas cidades.

O custo médio do carregamento de qualquer veículo elétrico depende da capacidade de sua bateria e também das tarifas de energia cobradas pela concessionária local. Mas vamos a um exemplo. Digamos que seu carro elétrico esteja com a bateria vazia, e tenha uma capacidade de aproximadamente 40kWh.

Com o custo aproximado de R$1,00 por cada kWh carregar o seu veículo elétrico custaria cerca de 40kWh x R$ 1,00 = R$ 40,00. A autonomia média seria de 300Km, logo para cada 1 kWh você consegue rodar 7,5 Km.

Como pode ver, para rodar 300 km você gastaria somente R$ 40,00 ao invés de cerca de R$ 150,00 em um carro a gasolina (valores medianos e com base em agosto de 2022). Considere uma economia superior a 70% do valor que gastaria com gasolina.

Lembramos que este valor foi calculado com as tarifas residenciais, para abastecimento em sua casa, mas que existem pontos de recarga em locais públicos, como shoppings e lojas onde você pode economizar muito mais pois, geralmente, as cargas são oferecidas de graça, como cortesia.

Use o EZVolt APP e ache um ponto de recarga próximo a você e economize em suas recargas, se deslocando de maneira mais limpa, sustentável e praticamente de graça.

Sim. Caso faça a recarga de seu carro em casa o seu consumo certamente aumentará. Mas em compensação gastará cerca de 70% a menos do que gastava com gasolina. O custo para “completar seu tanque“ com energia, ou recarregar as baterias do seu carro fica em cerca de R$ 40,00, gerando uma autonomia de 300 Km.

Sim e não. Assim como as tomadas comuns, as estações de recarga podem ter diferentes tomadas e conectores, dependendo do país em que você está carregando e da marca do seu carro.

Felizmente, para tornar as coisas menos complicadas, os fabricantes de automóveis e a maioria dos países agora reduziram as opções existentes para apenas 3 tipos de tomadas e conectores. Para o carro, um soquete do tipo 1 é comum para veículos japoneses e americanos, um soquete do tipo 2 é comum para veículos europeus e o soquete do tipo GB/T para alguns veículos chineses.

No Brasil, a maioria dos carros utiliza plugue Tipo 2. Inclusive, marcas americanas e algumas marcas chinesas. Mas fique atento: muitas estações de recarga públicas não contam com cabos acoplados e, portanto, você deve sempre possuir seu próprio cabo no veículo.

Bem pouca. Apesar de possuir tecnologia avançada, os carregadores Wallbox são bem simples de manter. Se for instalado corretamente, através das equipes técnicas homologadas como as da EZVolt, seu Wallbox manterá as garantias do fabricante e, provavelmente, não vai precisar de manutenção durante o período da garantia.

DÚVIDAS

Não encontrou a informação que você precisa?

Para EMPRESAS

Preparamos uma série de perguntas e respostas para ajudar as empresas a entender os benefícios, oportunidades e desafios da adoção de veículos elétricos e da instalação de pontos de recarga.

Fornecer opção de carregamento como cortesia é meio de atração para usuários ambientalmente responsáveis.
Os carregadores da EZVolt são compatíveis com todos os veículos elétricos atualmente comercializados no Brasil. Oferecemos ainda um sistema de gerenciamento inteligente, para que a empresa possa conhecer o perfil de cada usuário que utilizar a estação de recarga.

Redução das emissões de gases de efeito estufa
Os veículos da sua empresa, seja da frota ou de seus funcionários, vão poder rodar com zero emissões de gases.

Nosso sistema inteligente irá monitorar e calcular o impacto positivo que você causou ao promover a mudança de veículos à combutão para veículos elétricos.

Dar um novo propósito aos colaboradores da sua equipe
Ar mais limpo, emissões reduzidas, trabalhadores mais felizes por contribuir com tudo isso.

Acompanhar os custos
Registre cada cobrança por kWh consumido e seu custo associado por meio de nossa plataforma e relatórios inteligentes.

A EZVolt disponibiliza uma linha completa de carregadores, de fabricantes mundialmente reconhecidos e homologados nas mais diversas montadoras de veículos.

Todos são confiáveis e fáceis de usar, para maximizar o tempo e a produtividade no seu local de trabalho. Temos ainda soluções com carregadores rápidos, adequados para frotas.

O custo médio do carregamento de qualquer veículo elétrico depende da capacidade de sua bateria e também das tarifas de energia cobradas pela concessionária local. Mas vamos a um exemplo. Digamos que seu carro elétrico esteja com a bateria vazia, e tenha uma capacidade de aproximadamente 40kWh.

Com o custo aproximado de R$1,00 por cada kWh carregar o seu veículo elétrico custaria cerca de 40kWh x R$ 1,00 = R$ 40,00. A autonomia média seria de 300Km, logo para cada 1 kWh você consegue rodar 7,5 Km.

Como pode ver, para rodar 300 km você gastaria somente R$ 40,00 ao invés de cerca de R$ 150,00 em um carro a gasolina (valores medianos e com base em agosto de 2022). Considere uma economia superior a 70% do valor que gastaria com gasolina.

O carregamento no local de trabalho é extremamente conveniente para os funcionários que dirigem veículos elétricos, pois a sustentabilidade é cada vez mais importante atualmente, principalmente para a nova geração.

Aumente a retenção, o envolvimento e a satisfação dos funcionários no local de trabalho, permitindo que sua equipe recarregue seus veículos no local.

Dê ao seu negócio a vantagem de recrutar melhores funcionários, oferecendo a recarga de veículos elétricos como parte do pacote de benefícios dos seus trabalhadores.

Nossa plataforma de gestão, com nossos relatórios inteligentes, permite que as empresas:

  • Estabeleçam tarifas para o uso dos pontos de recarga, fazendo o desconto dos cartões de combustíveis ou vale transporte.
  • Controlem o acesso aos pontos de recarga.
  • Definam grupos de usuários com diferentes permissões e perfis, por exemplo: funcionários, visitantes, veículos da frota etc.
  • Ofereça recarga gratuita ou defina a tarifa, podendo variar os preços dependendo do tempo usado pelos funcionários.
  • Tarifas e controles de acesso podem ser definidos para todos, ou para qualquer subseção de usuários.

DÚVIDAS

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GLOSSÁRIO de Termos

Quais são os tipos de carros e conectores? Quais os principais conceitos? Entenda todo o ecossistema da eletromobilidade nesse Glossário.

Veículo plug-in
Um termo geral usado para qualquer veículo com abastecimento por plug elétrico, podendo ser um híbrido plug-in ou um full electric, aquele movido somente a bateria.

Veículo elétrico (VE)
Pode ser usado como um termo genérico para híbridos ou puramente elétricos, mas geralmente usado para se referir aos veículos elétricos puros.

Veículo elétrico BEV (Battery Electric Vechicle)
Um carro que funciona exclusivamente com energia elétrica, armazenada em uma bateria interna, carregada com eletricidade (normalmente em um ponto de recarga dedicado).

Veículo híbrido PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle)
Um carro com uma combinação de motor à combustão interna tradicional e uma bateria recarregável, permitindo uma direção movida à eletricidade pura ou uma combinação entre o motor à gasolina e o motor elétrico.

Veículo elétrico de autonomia estendida (REx)
Um veículo elétrico que possui apenas um motor elétrico, e um pequeno gerador à gasolina para carregar a bateria quando a autonomia está esgotada em viagens mais longas.

Veículo Híbrido HEV (Hybrid Electric Vehicle)
Um carro híbrido que funciona à combustível. Os mais comuns no país são da linha Toyota (Prius, Corolla e RAV4) . Uma pequena bateria é carregada por meio da frenagem regenerativa, que gera energia elétrica em conjunto com o motor à combustão, mas toda a energia se origina do combustível. Este tipo de veículo depende sempre do combustível e não consegue rodar exclusivamente em modo elétrico no trânsito das cidades ou rodovias. Na prática, são veículos mais econômicos do que os equivalentes puramente à combustão.

Tipo 1 (Type1)
Esse conector é comum nos EUA e normalmente é encontrado em veículos elétricos fabricados por marcas asiáticas e americanas (por exemplo, Nissan, Mitsubishi e GM / Vauxhall / Opel). No entanto, seu destaque está diminuindo à medida que a Nissan mudou para o Tipo 2.

Tipo 2 ou Mennekes (Type2)
Este plugue foi originalmente usado por marcas européias, como por exemplo, a BMW e a VolksWagen, mas agora está se tornando o mais popular em todo o mundo. Este é o tipo mais utilizado no Brasil, com poucas exceções. 

CHAdeMO
Esse conector é usado apenas para pontos de carregamento rápido, e geralmente é compatível com veículos elétricos fabricados por marcas asiáticas, como por exemplo, a Mitsubishi e a Nissan. Pode oferecer veículo-para-a-rede (V2G). Este padrão está caindo em desuso e alguns carregadores rápidos no Brasil já não oferecem o conector CHAdeMO.

Combined Charge System type 2 (CCS 2)
Padronizado pela União Européia, este conector combina dois pinos CC dispostos abaixo do conector CA do tipo 2. Encontrado na maioria dos Veículos Elétricos do Brasil.

É a prática de recarregar seu veículo elétrico sempre que estacionar em algum lugar, aproveitando o tempo que seu carro não está em uso para adicionar carga à sua bateria. Isso ajuda a manter seu veículo sempre com a autonomia desejada, e significa que você raramente terá que esperar muito para o seu carro carregar.

Os carregadores públicos são ideais para uma recarga de conveniência, pois geralmente tem carga semi rápida e de graça, oferecida como cortesia. Estes carregadores podem ser  encontrados usando nosso aplicativo Easy Volt App.

Conecte o seu veículo elétrico ao Wallbox para recarregar enquanto estiver estacionado em casa, normalmente durante a noite. Um ponto de recarga residencial, compartilhado ou dedicado, é a melhor e mais segura maneira de fazer isso.

A recarga durante uma viagem geralmente requer carregadores super rápidos, que possibilitam atingir 80% da capacidade da bateria entre 20 e 50 minutos, adicionando mais de 200 quilômetros de autonomia em seu carro elétrico durante o tempo que você toma um café, come um lanche ou vai ao banheiro. Isso permite que você faça viagens de longa distância em seu carro elétrico, mas não é tão necessária no dia-a-dia.

Quando um ponto de recarga é ocupado por um veículo com um motor à combustão interna, impedindo que um veículo elétrico carregue, podemos considerar como uma infração similar a parar um carro em vaga de idoso ou vagas destinadas a cadeirantes ou grávidas.

Não vale a pena se estressar ou tomar alguma medida mais enérgica. Sugerimos deixar uma nota educada no para-brisa deste carro e procurar outro ponto de recarga. Esses casos podem acontecer até que a população se acostume com as novas tecnologias e comecem a respeitá-la.

Usando a mesma tecnologia dos cartões de viagem dos transportes públicos, esses cartões são usados por muitos pontos de recarga como meio para autenticação do usuário e liberação da recarga.

Na rede de eletropostos da EZVolt, você pode carregar o seu veículo elétrico sem cartões ou assinaturas RFID. Basta usar o Easy Volt App para encontrar um ponto de recarga e iniciar seu carregamento com autenticação por QR Code. Temos convênio com a maioria dos eletropostos do Brasil e o Easy Volt App também possibilita a autenticação e liberação da recarga nesses pontos.

Termo atribuído ao medo de ficar sem bateria ao dirigir um veículo elétrico. Esse medo pode ser evitado ao realizar recargas de conveniência onde quer que você estacione durante o dia e/ou durante a viagem.

Unidade de energia que mede a capacidade de carga das baterias, equivalente à energia (mil watts) transferida em uma hora. As baterias de carros elétricos são normalmente medidas em quilowatts-hora.

Por exemplo, se o seu carro tem uma bateria de 40 kWh e você usa um carregador Wallbox com potência nominal de 7kW você vai demorar cerca de 7 a 8 horas para carregar a bateria totalmente pois, a cada hora, você vai dar uma carga equivalente a 7kWh, a potência de 7kW por cada hora. E, a partir de 80% de carga, a maioria dos veículos elétricos reduz a potência da recarga para preservar a bateria.

Um termo genérico para carregadores conectados por Wi-Fi ou rede de celular que podem executar diversas funções além da recarga.

Normalmente, isso se refere a itens como autenticação para recarga somente de cliente cadastrados ou autorizados,  monitoramento de energia e “carregamento gerenciado”, ou seja, não carregar durante os períodos de alta demanda da rede e / ou baixa oferta da rede, e carregar durante os períodos de baixa demanda da rede e / ou alta oferta da rede.

Normalmente encontrado na maioria das residências e em algumas empresas. Geralmente as tomadas 220V padrão de 3 pinos fornecem alimentação monofásica. Um fornecimento de eletricidade monofásico pode alimentar um ponto de recarga dedicado de até 7kW.

Frequentemente encontrado em locais comerciais e industriais, fornece três fases de 220 ou 380 Volts. Esta modalidade permite o carregamento em até 22kW em corrente alternada (CA). A energia trifásica também é um pré-requisito para a instalação de um carregador rápido de corrente contínua (CC).

A autonomia oficial do veículo informada pelo fabricante é uma referência à sua eficiência.

Tradicionalmente, essa é a medida mais otimista, alcançável em circunstâncias específicas. Frequentemente, a autonomia vai variar em função da maneira como o usuário dirige seu carro, bem como com as condições de trânsito, clima e calibragem dos pneus.

Recarga doméstica
Este tipo de recarga é a mais lenta que existe, utilizada para carregamentos noturnos residenciais prolongados ou em casos emergenciais. Normalmente, utilizam carregadores portáteis fornecidos pelas fabricantes dos veículos, juntamente com os carros, para ocasiões emergenciais. São seguros mas tem sua potência reduzida, para se adaptarem às tomadas de 3 pinos e 20 amperes, geralmente existentes nas residências ou comércios. Existem algumas exceções de equipamentos portáteis fornecidos com os veículos que têm potência de 7kW, 11kW ou 22kW, semelhante aos carregadores do tipo Wallbox.

Recarga semi rápida por Wallbox
Uma opção melhor para o carregamento residencial, permite recarga complementar e carregamento completo durante a noite, através de um ponto de recarga Wallbox dedicado. Geralmente os Wallbox tem potência de 7kW até 22kW.

Recarga Rápida e Ultrarrápida
Normalmente usado para recargas durante algum trajeto, em viagens de longa distância, os carregadores rápidos e ultra rápidos também podem ser usados como carregadores ocasionais, especialmente se estiverem disponíveis em algum lugar conveniente, como por exemplo, em um supermercado. O carregamento rápido ocorre a partir de 22kW a 60kW de potência. E o Ultrarrápido, a partir de 90kW a 350kWh.

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