O futuro elétrico da indústria automobilística
Olhando para o presente, a indústria automobilística, que já produz veículos elétricos alcançou alguns marcos importantes. Embora ainda haja um longo caminho pela frente, sentimos uma grande sensação de conquista pelo que já foi realizado. É claramente evidente que o futuro elétrico está aqui, e é para ficar.
Em 2017, França, Reino Unido, Noruega e Holanda confirmaram que proibirão as vendas de carros à gasolina / diesel nos próximos anos. Além das nações, os fabricantes de automóveis intensificaram e anunciaram que se concentrarão mais no transporte elétrico em um futuro próximo. Sem dúvida, isso é música para os nossos ouvidos. Mas o que podemos prever em relação ao futuro dos veículos elétricos?
Eletrificando a indústria automobilística
Na Alemanha, Reino Unido, França, Holanda e Bélgica, um total de 167.682 veículos elétricos foram registrados em 2017. No Reino Unido, uma quantidade impressionante de 48.100 veículos elétricos foram adicionados à frota total – encerrando o ano com cerca de 131.000 veículos elétricos em trânsito.
Mas qual será o futuro da mobilidade elétrica? Em dezembro de 2017, 2,9% do total de registros eram de veículos elétricos, atingindo uma alta histórica. Os veículos elétricos agora representam 1,9% do mercado total de carros novos
Gestão de energia
Com a crescente quantidade de veículos elétricos conectados à rede, é necessário tomar medidas para equilibrar a demanda e o suprimento de eletricidade. Fatores como o gerenciamento de energia se tornam mais importantes, para garantir que todos possam continuar carregando seu carro a qualquer momento.
Novas tecnologias, como a veículo-para-a-rede (V2G), estão se tornando mais populares e sendo testadas em vários países e ambientes. Essa tecnologia nos permite usar a bateria do carro não apenas para carregar, mas também para descarregar. Isso significa que um veículo elétrico tem a capacidade de agir como um sistema de armazenamento de energia.
Quando a rede está sobrecarregada e precisa de energia, o veículo elétrico começará a descarregar, devolvendo energia à rede se necessário. Esses novos tipos de tecnologia também aumentam o uso de energia renovável. Ao extrair energia da rede durante as horas do dia em que a luz solar é mais forte, os veículos elétricos podem absorver a energia gerada pelo sol e, por sua vez, retornar energia à rede na parte da noite, se necessário.
Portanto, esperamos que 2019 seja um verdadeiro ponto de virada para a mobilidade elétrica. À medida que os veículos elétricos se tornam mais populares e os fabricantes continuam expandindo sua oferta de energia elétrica, ver seu vizinho carregando seu carro não será mais uma visão incomum. Mas e você, até quando vai esperar para comprar o seu veículo elétrico?