24 out, 19

A evolução das estações de carregamento

Os veículos elétricos têm uma história mais extensa do que muitas pessoas imaginam. Hoje, os vemos como uma inovação moderna, mas o primeiro veículo elétrico foi desenvolvido há dois séculos atrás, na década de 1830. Desde então, os veículos elétricos e as estações de carregamento evoluíram consideravelmente.

Um aumento no número de modelos de veículos elétricos disponíveis, assim como um aumento no número de motoristas, exigiu uma mudança nos pontos e estações de carregamento. Agora, há um foco distinto sobre como torná-los mais acessíveis e como atender às necessidades do consumidor.

Estações de carregamento de veículos elétricos – onde estamos hoje?

Em 2017, o Reino Unido possuía mais de 14.000 pontos de recarga pública e estações de recarga de veículos elétricos em mais de 5.000 locais em todo o país. Estima-se que haverá cerca de

200.000 carros elétricos nas estradas do Reino Unido, e o número de vendas também está aumentando. Segundo o site EVObsession.com (2016), existem cerca de 500.000 veículos elétricos em circulação na Europa, e esse valor continua aumentando. Com a crescente demanda por pontos de carregamento de carros, a necessidade de desenvolver e melhorar a infraestrutura de carregadores no Reino Unido tem bases sólidas. Então, como chegamos a esse ponto?

O início dos pontos de carregamento elétrico

O primeiro veículo elétrico não tinha uma tecnologia de carregamento particularmente inovadora. Na verdade, eles costumavam ser projetos feitos por entusiastas de automóveis, como o pioneiro Henry Ford. Ford comprou um veículo elétrico para sua esposa e o usou em seus próprios experimentos. A partir da década de 1830, havia carros elétricos nas estradas (embora rodando a há apenas 22 km/h), mas a conveniência e o menor custo do motor de combustão trouxe uma vantagem em relação aos carros à gasolina.

Benefícios adquiridos das viagens espaciais

Entre as décadas de 1830 e 1950, a tecnologia de carregadores de veículos elétricos não progrediu muito. Porém, na década de 1950, os avanços tecnológicos resultantes de empreendimentos em viagens espaciais começaram a melhorar as opções em relação às baterias e às opções de carregamento. No entanto, nessa fase, o alcance ainda era muito limitado e o carregamento de carros elétricos em casa era a única opção disponível. Naquela época, não havia pontos de carregamento públicos e nada em termos de infraestrutura de estações de carregamento em nenhum lugar.

Híbrido pioneiro

O próximo momento chave no desenvolvimento de estações de carregamento de veículos elétricos foi o lançamento do Toyota Prius em 1997. Até então, o trabalho sobre baterias em veículos elétricos e estações de carregamento ocorria em segundo plano, e a ideia de um carro elétrico, adequadamente apoiado por uma infraestrutura de pontos de carregamento, era apenas uma fantasia. 

No entanto, o Toyota Prius ficou incrivelmente popular e as pessoas começaram a se acostumar com a ideia de um veículo sem gasolina. O Prius foi seguido em 2006 por um veículo de luxo da Tesla que podia viajar até 200 milhas com uma única carga. Este foi um momento revolucionário para a evolução dos pontos de carregamento de veículos elétricos, porque transformou o veículo elétrico em realidade, e os pontos de carregamento viraram uma necessidade, e não somente um bônus.

Um aumento na demanda e uma redução no custo

Desde 2006, o interesse em veículos híbridos e elétricos aumentou. Como resultado, houve muito mais investimento das grandes marcas automotivas no desenvolvimento de seus próprios veículos híbridos e elétricos, para atender à crescente demanda dos clientes. Com essa inovação, houve uma redução no custo dessa tecnologia, algo que sempre foi citado como a principal barreira ao uso em massa dos veículos elétricos. 

De fato, prevê-se que os carros elétricos atinjam o mesmo preço dos carros à gasolina até 2025. Como os veículos elétricos se tornaram viáveis, a necessidade de uma infraestrutura de carregamento mais extensa aumentou consideravelmente.

Estações de carregamento atuais: eficientes e fáceis de usar

Hoje, os carregadores de veículos elétricos são muito mais simples e eficientes, desde o ponto de carregamento residencial, que é fácil de instalar e usar, até as opções para o local de trabalho. A velocidade do carregamento tem sido um foco considerável para melhorar as estações de carregamento. Como tal, agora existem várias opções de carregamento diferentes que não estavam disponíveis anteriormente: 

  • uma carga mais lenta (de até 3 kW) de 6 a 8 horas durante a noite, 
  • uma carga rápida (de 7 a 22 kW) em 3 a 4 horas e,
  •  as opções ‘Rapid AC DC’ (43-50 kW), que visam uma carga de 80% em cerca de meia hora.

A evolução das estações de carregamento nos tirou do carregamento doméstico para uma infraestrutura ampla e em constante crescimento, cujo desenvolvimento está no topo da agenda global, à medida que a demanda e a mentalidade sobre o carregamento continuam a mudar. Dado o impacto da inovação e da tecnologia, as opções de carregamento só podem se tornar mais efetivas, rápidas e fáceis de usar, pois os veículos elétricos substituirão os carros a gasolina nos próximos anos.

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