A transformação da indústria automobilística
Estamos no caminho para um futuro automotivo 100% ecológico, o que significa que os motores de combustão interna (ICEs) estão sendo desativados lenta e gradualmente. Países como Holanda, Alemanha, França e Reino Unido chegaram a afirmar que proibirão os motores de combustão interna até 2040. Se essa mudança ocorrer, o que isso significa para a indústria automobilística?
A indústria automobilística mudou
Mas o que significa substituir a produção de veículos de combustão interna tradicionais por carros elétricos? Isso resultaria que uma grande porcentagem de peças de veículos não precisaria mais ser produzida. Por exemplo, os mercados de velas de ignição, tubos de escape e outras peças de automóveis específicas para o gás teriam uma redução em sua produção e demanda. Devido à natureza mais simples das peças de veículos elétricos e sua construção, os trabalhadores dessa cadeia de suprimentos podem sentir uma grande transição em sua linha de trabalho.
Portanto, à medida que os veículos elétricos entram em novos mercados e regiões ao redor do mundo, muitos países enfrentam efeitos similares no setor, e precisam se preparar adequadamente. Portanto, caso a indústria automobilística não se adapte rapidamente, estará comprometida.
Veículos elétricos como um potencial de energia
Os veículos elétricos podem nos levar do ponto A ao ponto B, mas seu potencial energético não para por aí; eles também têm a capacidade de atuar como fontes de energia para nossa rede elétrica. Atualmente, as fontes de energia renovável raramente são centralizadas, e são distribuídas em áreas de grande alcance, como montanhas, telhados, edifícios e muito mais. Devido a essa distribuição, as concessionárias de energia mantêm um controle menor, o que pode causar instabilidade na rede elétrica devido à uma demanda excessiva.
Para resolver esse problema, surgiu a tecnologia veículo-para-a-rede (V2G). A tecnologia V2G tem o poder de transformar pontos de carregamento de carros elétricos e veículos elétricos em provedores de energia, armazenando o excesso durante o carregamento e devolvendo-o à rede durante períodos de alta demanda.
Mas o que isso significa? Que milhões de veículos elétricos em cidades ao redor do mundo têm a capacidade de atuar como reguladores de suas redes elétricas. Em troca, isso facilita a integração de fontes de energia renováveis, traz estabilidade à rede elétrica e garante estações de carregamento flexíveis baseadas na oferta e demanda. Quem imaginaria que os veículos elétricos teriam todas essas possibilidades?
A inovação que impulsiona a criatividade
Portanto, os veículos elétricos podem ser uma solução limpa em relação à mobilidade. Mas é claro que devemos sempre nos esforçar para ser mais sustentáveis! Felizmente, as empresas não param de inovar, e continuam a apresentar novas tecnologias ecológicas.