5 razões para dirigir um veículo elétrico
Desde quando era apenas uma anotação em um papel até a adoção global, a ideia de ter um veículo elétrico percorreu um longo caminho. Hoje em dia, a ideia finalmente conquistou os holofotes, dentro de uma indústria automotiva que estava prestes a ficar muito empoeirada.
Afinal, como acontece com praticamente tudo o que há de novo no mercado, o medo humano pela mudança sempre parece ser difícil de superar. Finalmente, não é mais necessário esse temor.
A condução elétrica entrou nos holofotes há muito tempo. À medida que as cidades lotadas e seus habitantes buscam maneiras mais sustentáveis de se locomover, da mesma maneira, os fabricantes de automóveis atenderam ao nosso pedido para uma mobilidade mais limpa.
Seja procurar pelo seu primeiro carro ou encontrar um substituto para o atual, aqui estão 5 motivos para você dirigir um carro elétrico o quanto antes:
1 – É mais barato
A única palavra que sua carteira gosta de ouvir. Mesmo com a queda nos preços do petróleo, os veículos elétricos ainda são mais baratos para abastecer do que seus equivalentes à gasolina. O infográfico abaixo mostra uma grande economia em dólares para os EUA.
Os veículos elétricos podem economizar até 75% do consumo de combustível convencional por ano. Além disso, se qualificam para uma ampla gama de subsídios do governo local e créditos fiscais em todo o mundo.
Aqui está uma visão geral dos incentivos fornecidos pelos municípios holandeses:
2 – É auto-suficiente
A característica que descreve a humanidade. Dirigir com eletricidade significa que você não precisa mais depender de postos de gasolina. Em vez disso, você pode aproveitar seu dia em outro lugar, enquanto estaciona o carro e o abastece com a eletricidade.
Portanto, você poderá estar confortavelmente abastecendo através de uma estação de carregamento residencial, no trabalho ou na estrada. Com a crescente disponibilidade de painéis solares residenciais, podemos gerar nossa própria eletricidade.
Dessa forma, o carregamento de veículos elétricos deverá se tornar ainda mais barato a longo prazo.
Por exemplo, na Holanda, você pode registrar solicitações de estações de recarga públicas em seu bairro, ou ao longo do seu trajeto diário através do site do município. Veja como você pode começar em Amsterdã e Roterdã.
3 – É limpa
Acima de tudo, essa deveria ser a única coisa que realmente devemos nos preocupar. A condução de veículos elétricos não produz emissões prejudiciais, e possui uma pegada de carbono reduzida.
Obviamente, existem emissões associadas à eletricidade usada para carregar um veículo elétrico, e essas emissões são uma parte importante da equação que compara as emissões gerais.
No entanto, a análise da UCS descobriu que, independentemente de onde você conecta um veículo elétrico, mesmo que ele esteja em uma região dominada por uma energia relativamente suja – como o carvão – as emissões produzidas por ele são menores que as emissões de um veículo convencional médio.
Adicionalmente, vale ressaltar outro ponto, mais importante ainda. À medida que as redes de eletricidade são alimentadas por energias renováveis, o carregamento de veículos elétricos se tornará ainda mais limpo. Um exemplo disso são as energias solar e eólica.
Certamente, é possível afirmar que em muitos países europeus, os veículos elétricos já são movidos a eletricidade 100% limpa, seja em casa ou em público.
4 – É fácil
A chave da conveniência. Apesar de ser uma tecnologia avançada, os veículos elétricos são notavelmente simples de se manter. A ausência de um motor à combustão se traduz em um menor número de peças totais. Isso significa menor custo de manutenção, e zero troca de óleo.
É claro, as pastilhas de freio exigirão manutenção periódica.
Mas não tão frequentemente quanto a dos veículos convencionais, uma vez que os veículos elétricos usam menos os freios, graças à frenagem regenerativa.
Em outras palavras: um torque instantâneo, um alcance aprimorado (e ainda vai melhorar) e um passeio silencioso tornam os veículos elétricos divertidos de dirigir.
5 – É durável
“Os carros elétricos são de curto alcance, e exigem longos tempos de carregamento”. Ouvimos preconceitos como esses por muito tempo. No entanto, um fato é muitas vezes é esquecido por quem é novo na condução elétrica: a maior parte do carregamento acontece enquanto você está no trabalho ou em casa, dormindo.
Podemos também lembrá-lo de que o alcance médio de cada carro elétrico é suficiente para cobrir o trajeto comum da maioria dos cidadãos. De fato, mais de 80% das pessoas dirige menos de 65 km por dia, o que significa que qualquer veículo elétrico atenderá às suas necessidades de mobilidade.
Portanto, com baterias de carro mais duráveis, pontos e estações de carregamento rápido, os carros elétricos agora percorrem distâncias maiores, com tempos de carregamento mais curtos.