Por que eu preciso de uma estação de carregamento?

Imagine a cena: você chega em casa, conecta seu carro elétrico em seu Wallbox instalado em sua garagem, o carrega durante a noite. No dia seguinte, sem maiores preocupações, encontra seu carro elétrico totalmente carregado e com uma autonomia para até 400 quilômetros, ou seja, pode rodar com ele por até uma semana inteira. Essa é a realidade atual dos proprietários de carros elétricos.

Por que eu realmente preciso de um Wallbox em casa ?

Mas o que acontece se eu nao tiver um Wallbox instalado em minha garagem e for obrigado a usar aqueles carregadores portáteis que geralmente vem junto com o carro para uma emergência ?

Como exemplo vamos adotar um carro com uma bateria de 24kWh e um carregador portátil com potência de 2,3kWh, potência similar a de um secador de cabelos. Então, para recarregar este carro, levaria cerca de 10 horas. Você já imaginou um secador de cabelos ligado em sua tomada por 10 horas, sem parar?

A pergunta é: você faria isso em uma tomada de sua casa ? Você teria coragem de deixar este equipamento carregando seu carro por 10 horas lá e ir dormir em paz ? A resposta provavelmente é não. Mas porque não? Por que se você deixar ele carregando em uma tomada convencional, por todo este tempo, com a potência similar a de um secador de cabelos, possivelmente vai afetar sua rede elétrica, desarmando algum disjuntor ou até causando algum outro dano mais sério pois a tomada e sua rede não está configurada para esse fim. O carregamento de um carro elétrico também não pode ser comparado à maioria dos outros itens elétricos que são inseridos diariamente na tomada doméstica, como um smartphone, que usa cerca de 0,002% da energia de carregamento de um carro elétrico.

Ter um Wallbox previne problemas na instalação

Até os principais eletrodomésticos de sua casa, como cafeteira, microondas, secador de cabelo ou um aspirador de pó com uma potência de, por exemplo, 1,5 kW, consomem menos energia em comparação com o carregador de um carro elétrico. É importante ainda ter em mente que secadores de cabelo ou aspiradores de pó ficam ligados a tomada por alguns minutos; no entanto, o carro elétrico fica conectado por várias horas durante o carregamento.

Os fios e tomadas ficam muito quentes, quanto mais a corrente flui, e isso cria o risco de queimar ou derreter. Se você conectar o carro elétrico a uma tomada doméstica mais antiga, o perigo será ainda maior. Na melhor das hipóteses, o disjuntor vai desarmar, caso contrário, o soquete ou cabo doméstico derreterão.

Não tenha medo – você pode carregar de forma rápida e segura 

Não precisa ter medo de recarregar seu carro em casa. Todos os riscos que relatamos são evitados se você utilizar o equipamento adequado e fizer a instalação com equipes capacitadas. A EZVolt possui técnicos treinados e homologados para instalação dos equipamentos de recarga Wallbox. Fazemos o projeto, dimensionamento e instalação.
O seu carregador Wallbox será dimensionado levando em consideração sempre a potência disponível em sua rede elétrica.

Peça sua instalação

A instalação de wallbox nunca foi tão simples

Temos uma equipe de engenheiros e técnicos em eletromobilidade pronta para te atender. Da instalação à recomendações técnicas, estamos prontos para te ajudar.

Se preferir, consulte também nossa Central de Conhecimento

Outros recursos

Central de Conhecimento

Uma base completa de dados para tirar suas dúvidas rapidamente.

Guia de Instalação

Um passo a passo com tudo o que é necessário para um wallbox 

Nosso Blog

Artigos na medida pra quem quer ficar por dentro da eletromobilidade.

Ainda não tem seu carro elétrico?

Criamos o primeiro portal brasileiro especializado na venda de carros elétricos, para todos os bolsos.