Guia de Instalação de Wallbox

Já imaginou o que é necessário para uma instalação segura de carregador doméstico?
Nós revelamos tudo nesse artigo.

Conheça o processo

Então, você comprou seu carro elétrico. Agora, você deseja um ter um carregador para garantir que seu carro esteja totalmente carregado todas as manhãs. Aqui vão algumas dicas e orientações para que possa conhecer melhor o processo de instalação de seu carregador Wallbox

Como é instalado um carregador Wallbox?

Faz mais sentido para a maioria das pessoas ter seu wallbox instalado por um eletricista aprovado  e licenciado pelo fabricante, garantindo assim um serviço de qualidade e mantendo a garantia do equipamento.  Mas você pode usar um empreiteiro ou eletricista de sua confiança, desde que ele seja supervisionado por um técnico homologado pelo fabricante, sob o risco de perda da garantia do equipamento. Instalar uma wallbox não é um trabalho simples ou usual para que qualquer eletricista possa fazer sem supervisão ou orientação.

 

O que influencia no tempo de instalação?

A complexidade e o tempo necessário para instalação de um Wallbox depende de vários fatores. As instalações mais rápidas são geralmente quando o wallbox é montado próximo ao medidor de energia ou quadro elétrico. Nesses casos, o tempo de instalação do wallbox pode ser de cerca de quatro horas.

Entretanto se você quiser, ou precisar, do wallbox em outro lugar, distante de seu medidor pode ser necessário implantar uma nova infra estrutura, executar alguns ajustes ou até pequenas obras. Mas mesmo nessas situações, você deve ter tudo em funcionamento em cerca de um ou dois dias.


Quais as variáveis no valor da instalação?

Vale a pena discutir tudo isso antes de comprar seu equipamento, ou contratar sua instalação pois alguns fornecedores costumam cobrar uma taxa adicional por instalações “não padronizadas”. O que é considerado uma instalação fora do padrão pode variar. Isso inclui longas extensões de cabos, construção de nova infra estrutura, demolição de paredes, passagem de cabos em altura ou no subsolo ou aquelas que exigem trabalhos extras para garantir a segurança do instalador e do cliente.

 

Passo a passo da instalação do Wallbox

 

1 – Aterramento

A primeira coisa que um instalador de wallbox verificará é a qualidade do aterramento da sua casa. Devido à demanda de energia de um carregador sua casa precisa de um  aterramento perfeito. É um trabalho rápido para o instalador verificar, mas, dependendo das descobertas, pode ser de sua responsabilidade melhorar o aterramento. Como resultado, o trabalho pode levar dias, semanas para ser concluído.

2 – Disjuntor

Em seguida, o instalador verificará a capacidade do disjuntor de entrada de sua instalação, para saber se suportará a carga do Wallbox. Isso não deverá ser um problema pois a maioria das residências já possuem carga instalada suficiente, mas colocar um wallbox junto de outros equipamentos já existentes e que consomem muita energia, como chuveiros elétricos, saunas ou banheiras de hidromassagem pode causar a falhas, sendo necessário adequação do quadro elétrico.   

Se você possui um disjuntor de entrada menor do que 60A, é aconselhável entrar em contato com o seu provedor de energia solicitando um aumento de carga para 100A. Isso não é algo que você deve tentar fazer sozinho, pois precisará de projetos e conhecimento técnico. A equipe da EZVolt estará apta para lhe auxiliar.

3 – Montagem

Depois que as verificações forem feitas, o instalador montará a wallbox, parafusando a caixa na parede. Um furo será feito através da parede, permitindo que um cabo blindado seja inserido. A localização desse furo dependerá da posição da wallbox em relação ao medidor de eletricidade e da caixa de fusiveis.

O instalador irá alimentar o cabo blindado e o fio de proteção diretamente atraves de um disjuntor na caixa de disjuntores. Esta parte da operação exigirá que a energia da propriedade seja desligada por alguns instantes. O cabo será conectado à rede elétrica por um DR  independente (dispositivo de corrente residual). Isso evita a necessidade de o instalador tocar nas placas de fusíveis existentes, o que minimiza o risco de problemas de alimentação elétrica em outras partes da propriedade.

4 – Conecitividade

Para os equipamentos Wallbox Smart, aqueles que oferecem algum nível de conectividade Wi-Fi, você precisará dos detalhes de login de banda larga. O instalador conectará a wallbox ao seu wi-fi, permitindo monitorar a quantidade de energia que seu carro está consumindo. Por fim, eles pedirão que você conecte seu carro para verificar se está carregando – e você está pronto para começar.

A maioria dos carregadores Wallbox sao compatíveis com o sistema de gerenciamento EZVolt permitindo que você insira seus detalhes de tarifa de eletricidade, a partir dos quais pode calcular o valor exato que está lhe custando cada recarga. Você pode gerar diversos relatórios e até baixar esses dados para manter um registro adequado de suas despesas.

Peça sua instalação

A instalação de wallbox nunca foi tão simples

Temos uma equipe de engenheiros e técnicos em eletromobilidade pronta para te atender. Da instalação à recomendações técnicas, estamos prontos para te ajudar.

Se preferir, consulte também nossa Central de Conhecimento

Outros recursos

Central de Conhecimento

Uma base completa de dados para tirar suas dúvidas rapidamente.

Nosso Blog

Artigos na medida pra quem quer ficar por dentro da eletromobilidade.

Ainda não tem seu carro elétrico?

Criamos o primeiro portal brasileiro especializado na venda de carros elétricos, para todos os bolsos.